Projetos Recentes

Home/Projetos Recentes
Projetos Recentes 2017-07-22T21:11:48+00:00

Organização do “I Simpósio de Ciências Forenses da Região Sudeste”

O I SIMFORES, evento organizado pela Tecnomol com apoio do Centro Acadêmico de Bioquímica e do PET Bioquímica, teve como objetivo proporcionar um ambiente para discussão sobre a criminalística, a atuação do perito e a importância dessa área para a sociedade brasileira; além de promover uma interação entre profissionais e pesquisadores da área com estudantes de graduação e pós-graduação da região Sudeste, contribuindo para desenvolvimento das Ciências Forenses no Brasil. O evento, que totalizou 203 inscritos, ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de maio de 2017, tendo ocorrido nos dois primeiros dias diversas Palestras e uma Mesa Redonda realizadas por peritos e pesquisadores de diversos estados brasileiros e sendo o último dia dedicado para a realização de minicursos de diversas áreas científicas.

Organização do minicurso “Interpretação de dados estatísticos com enfoque biológico”

O evento visou capacitar os participantes sobre os aspectos envolvidos na aplicação do software R para problemas de estatística aplicada a dados biológicos. Sendo realizado em um sábado e possuindo uma carga horária de 8 horas, o minicurso, que contou com a participação de 21 inscritos, ilustrou os aspectos básicos para a compreensão da linguagem implementada no software R, demonstrando sua utilização em análises biotecnológicas e para a elaboração gráfica de alta performance. Além disso, utilizou-se a programação em R para análise estatística e construção gráfica baseada nos dados dos próprios participantes.

Organização do “I Workshop de Processos Fermentativos”

O I Workshop de Processos Fermentativos, com duração de três dias, foi organizado em pareceria com o PET Bioquímica e o Centro Acadêmico de Bioquímica ambos da UFV. O evento teve como tema “Panoramas e Aplicações” visionando o mercado de trabalho, pesquisa e ensino da área e intencionou, principalmente, discutir as pesquisas e inovações da área de fermentações e aplicações práticas de técnicas regulares na geração de produtos e serviços. Além disso, o foram ministrados cinco minicursos de aplicação e desenvolvimento de produtos fermentados. O I Workshop de Processos Fermentativos contou com 50 inscritos de diversos cursos e com palestras de convidados renomados de 4 instituições de ensino superior, bem como os minicursos ministrados por estudantes de pós-graduação da UFV.

Organização do “Minicurso de Propriedade Intelectual”

 O evento com duração de seis horas foi realizado em um sábado e objetivou esclarecer sobre as várias modalidades de Propriedade Intelectual, ressaltando sua importância, abordando os procedimentos necessários para protegê-la e avaliando os benefícios para os interessados, além de apresentar as características dos contratos praticados e as normas internas da UFV. A primeira parte do Minicurso foi ministrada por integrantes da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual da UFV (CPPI). Além disso, o evento também contou com uma palestra do Innovation Link, que é responsável pela interação entre a universidade e empresas, na qual apresentou-se o trabalho desse escritório em incentivar parcerias, transferências de tecnologias, licenciamentos e convênios.

Quantificação de proteína

 O projeto consistiu em uma análise quantitativa da proteína presente na amostra fornecida pela cliente, que é estudante de pós-graduação na UFV. O objetivo principal foi identificar os níveis da proteína de interesse para que a cliente tivesse condições de avaliar os progressos de sua pesquisa. A quantificação em questão foi feita pelo método de Bradford, que, basicamente, trata-se de um ensaio colorimétrico para determinar o total de proteína na amostra analisada, seguido por uma eletroforese, que é o processo de separação de substâncias eletricamente carregadas (neste caso, proteínas) através de sua migração diferenciada (de acordo com o peso molecular) quando dissolvidas em um eletrólito, no qual é aplicada determinada corrente elétrica.

Organização do “III Workshop de Biotecnologia”

O evento anual, com duração de três dias, foi organizado em pareceria com o PET Bioquímica da UFV e em 2016 teve como tema “Ciência e Mercado de Trabalho”. O Workshop intencionou, principalmente, discutir a disposição do mercado de trabalho voltado para o setor de biotecnologia, além de proporcionar ao público o contato com empresas do ramo, convidadas a mostrar as aplicações práticas de técnicas regulares na geração de produtos e serviços. O evento contou com 50 inscritos de três diferentes cursos e com palestras dos líderes de duas empresas mineiras, do representante de uma incubadora de startups e de um especialista em patentes, bem como com um minicurso de gestão de tempo oferecido pela Consenso, Empresa Júnior de Direito da UFV.

Análise de extratos hidroalcoólicos

O projeto foi realizado para a Melcoprol, uma empresa capixaba de produtos naturais, e consistiu em análises quantitativa e qualitativa de três amostras de extratos hidroalcoólicos. O objetivo principal foi identificar os níveis de Tujona, Quassina e Pulegona nas amostras fornecidas de sálvia, poejo e quássia. As análises foram realizadas por Ressonância Magnética Nuclear (RMN) de hidrogênio acoplada ao espectrômetro de massas, no Departamento de Química da Universidade Federal de Viçosa.