Movimento Empresa Júnior

Home/Movimento Empresa Júnior
Movimento Empresa Júnior 2017-02-14T18:27:42+00:00

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) surgiu na França, em 1967, pela iniciativa de alunos da Escola Superior de Ciências Econômicas e Comerciais de Paris. Tais alunos sentiram a necessidade de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a graduação na prática empresarial e, assim, fundaram a Junior ESSEC, a primeira Empresa Júnior (EJ), que existe até os dias de hoje e movimenta cerca de 1.6 milhões de euros por ano. O conceito foi se espalhando pela Europa e, em 1969, foi criada a primeira confederação de Empresas Juniores, que, na sua criação, já contava com mais de 20 empresas.

No Brasil, a primeira Empresa Júnior surgiu em 1988, com a criação da Empresa Júnior Fundação Getulio Vargas. Desde então, o movimento vem crescendo dentro do país, de modo que hoje fazemos parte de um dos maiores movimentos empreendedores do mundo. Viu-se, então, a necessidade de criar uma instituição que reunisse tantas empresas. Assim surgiu a Brasil Júnior (BJ), Confederação Brasileira das Empresas Juniores, que as representa e potencializa. Hoje, a BJ conta com mais de 11 mil Empresários Juniores, divididos em mais de 200 empresas que, por sua vez, estão divididas em 17 federações (16 estados mais o Distrito Federal), sendo o estado de Minas Gerais representado pela FEJEMG.

Na Universidade Federal de Viçosa, a CEEMPRE, Central Estudantil de Empresas Juniores, foi fundada em 1998, e hoje conta com cerca de 800 Empresários Juniores em 40 empresas. Tem como principais funções a capacitação, inserção no mercado e reconhecimento do MEJ UFV.

As Empresas Juniores são formadas por estudantes universitários, capazes de inovar e transformar o Brasil. A experiência em gestão auxilia na formação de profissionais mais preparados para o mercado, além de ampliar a visão estratégica, ética e compromisso dos Empresários Juniores.